• Nota de Abertura
  • Encontro
  • Ficha Técnica
  • Organização
  • Atas
  • Livro
  • Parcerias

APRENDER PARA INOVAR, INOVAR PARA APRENDER

O II Encontro ticEDUCA Júnior reúne uma vez mais jovens e adultos em atividades de partilha, análise e reflexão sobre as suas experiências escolares com utilização das tecnologias digitais. Num momento em que as orientações curriculares e organizativas oficiais do sistema educativo reclamam um passado sem tecnologias valorizando o primado da memória e retrocedendo mais de quarenta anos com a instituição de exames nacionais a nível do ensino elementar, compete sublinhar a necessidade de reforçar o combate por uma escola progressista, aberta ao mundo social e em que a inovação se constitua numa prioridade.

Os jovens que agora participam no II ticEDUCA Júnior estarão no pleno da sua atividade profissional dentro de dez, quinze ou vinte anos, fazendo face a problemas que não conhecemos nem somos capazes de imaginar, enfrentando desafios que é impossível antecipar. Por isso mesmo, é urgente assumir como fundamental, no ensino básico e secundário, prepará-los para lidar com novas situações problemáticas, para serem capazes de interrogar a realidade, de inovar e de aprender. Essa é a essência da educação que a escola lhe dará.

É portanto essencial criar oportunidades para que os jovens tomem consciência das suas experiências, compreendam a importância da sua educação e valorizem o conhecimento e o desenvolvimento cultural. Os encontros ticEDUCA Júnior visam exatamente esse tipo de objetivo ao colocar em diálogo os jovens, com o acompanhamento e enquadramento dos seus professores, de modo a fomentar o seu gosto pela ideia de projeto, desenvolver o seu espírito crítico e a sua iniciativa e contribuir para o seu crescimento como cidadãos.

Sob o signo da inovação, o II Encontro ticEDUCA Júnior traz em 2013 ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa muitos jovens alunos do ensino básico e secundário para troca de experiências e reflexão sobre os seus projetos, mostrando assim a vitalidade e a esperança num futuro melhor.

 

João Filipe Matos

Coordenador da Área Currículo Didática e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

Depois do sucesso do I Encontro Nacional de Estudantes do Ensino Básico e Secundário que aconteceu em junho de 2012 com o tema Viver a Educação com Tecnologias, o II ticEDUCA Júnior incide na ideia de inovação em espaço escolar dentro e fora de sala de aula, subordinado assim à temática Aprender para Inovar, Inovar para Aprender.

Este ano, o encontro resulta da articulação de três entidades, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, através do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação, com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção Geral de Educação – Ministério de Educação e pretende, à semelhança do ano anterior, mostrar alguns dos trabalhos desenvolvidos nas escolas portuguesas, dando diretamente voz aos estudantes e aos seus professores.

O TEJ 2013 conta com a presença de cerca de 120 participantes, entre alunos e professores do Ensino Pré-escolar ao Ensino Secundário. Procurando que as atas aqui apresentadas sejam uma extensão do encontro, reuniram-se os textos dos trabalhos apresentados pelos alunos participantes. Estes textos, tão variados, refletem exemplos de práticas pedagógicas que se desenvolvem em Portugal, em vários anos de escolaridade e em diferentes grupos disciplinares, salientando a inovação desses mesmos projetos.

Pretendemos que o II ticEDUCA Júnior seja uma oportunidade para educadores, professores e alunos partilharem experiências e refletirem sobre as suas práticas.

 

A organização do II ticEDUCA Júnior

Título

Atas do II Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário: Aprender para Inovar e Inovar para Aprender

 

Organizadores

João Filipe Matos

Ana Pedro

Pedro Patrocínio

João Piedade

 

Editor

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

ISBN: 978-989-98314-1-4

Lisboa - 2013

Coordenação da Comissão Organizadora

João Filipe Matos Universidade de Lisboa

 

Comissão Organizadora

Ana Pedro Universidade de Lisboa
João Piedade Universidade de Lisboa
Pedro Patrocínio Universidade de Lisboa
Rui Chorincas Universidade de Lisboa
Teodora Costa Rede de Bibliotecas Escolares

 

Comissão Científica

Ana Pedro Universidade de Lisboa
João Afonso Rede de Bibliotecas Escolares
João Filipe Matos Universidade de Lisboa
João Piedade Universidade de Lisboa
José Vítor Pedroso DGE/ERTE
José Moura Carvalho DGE/ERTE
Neuza Pedro Universidade de Lisboa
Pedro Cabral Universidade de Lisboa
Pedro Patrocínio Universidade de Lisboa
Susana Lemos Universidade de Lisboa
Teodora Costa Rede de Bibliotecas Escolares

 

Para consultar as comunicações do Encontro é necessário um leitor de documentos em formato PDF - Adobe Reader ou Foxit PDF Reader

Nota de Abertura 5
   

Ambientes Emergentes

Promovendo o Raciocínio Matemático através da Robótica Educativa: um exemplo no 4.º ano e escolaridade
7
 
We ACT – Activismo multimédia
13
   

Projetos e práticas de integração curricular com as TIC

A Criação de Portefólios com Webnode 18
   
A Física em Fotografia 23
   
A leitura e as ferramentas da Web 2.0 - articulação curricular 26
   
A Tecno-Inovação France em Força 31
   
Articulação entre a biblioteca Escolar e as salas de aula com Audacity 38
   
BLOG RING - Uma experiência com as TIC na construção de aprendizagens significativas em Ciências Naturais 43
   
Criação literária e narrativas audiovisuais: Integração do telemóvel na aula de Português 48
   
Ler e envolver: da biblioteca escolar à sala de aula 53
   
“Lisboa Turística”: Um projeto comum de criação de páginas Web 56
   
O Google Sites na apresentação do V de Gowin de uma investigação experimental em Ciências Naturais 62
   
Podcasting e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: o desenvolvimento de competências comunicativas na disciplina de Inglês 67
   
Sintra eConteúdos - Ecrãs que motivam 71
   
Utilização do Scracth enquanto RED 75
   

Feira de Projetos

@Prender/ S@ber histofr@nces.com tic
79
   
Conhecer Baião - Seja Bem-Vindo entre nós
88
   
IPads na #sala5
93
   
O impacto dos ambientes tridimensionais no processo de ensino-aprendizagem
97
   
Sintra eConteúdos - Ecrãs que motivam
101